sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

A Mandioca, uma excelente fonte de energia

A Mandioca é um dos alimentos de maior conteúdo energético da dieta diária. É um alimento saudável pelo elevado teor de vitaminas e minerais. Possui propriedades nutricionais muito similares às batatas. Se distingue por ter uma cosca marrom, que confere um toque lenhoso, ainda que sua carne seja branca ou levemente amarelada, que lembra bastante a carne das batatas.

Esse alimento se caracteriza por seu alto conteúdo de hidratos de carbonos, por seu rico sabor e por ser apta quanto ao consumo para todas as idades. Não contém glúten, portanto é recomendável seu consumo aos celíacos. Existem dois tipos de mandioca, a doce e a brava ou amarga.
Seu valor nutricional está no aporte em hidratos de carbono da raiz, especificamente 38%. Ainda que tenha baixo conteúdo em vitaminas e minerais, a mandioca é a fonte principal de alguns minerais como o potássio e cálcio, além de vitaminas como a C, a B1, B2 e B5 e um alto conteúdo de água.

A Mandioca doce

Pertence à espécie Manihot utilíssima, que é utilizada como legume. Tem um sabor suave quando se ferve e é mais saborosa e doce quando esfria. Devido ser menos tóxica, se utiliza para a preparação de um pão de mandioca originário do Caribe e se emprega como um tipo de legume.

A Mandioca brava ou amarga

A brava ou amarga é considerada tóxica, se não for tratada adequadamente. Pertence à espécie Manhiot esculenta, da qual é extraído o amido ou tapioca. É muito similar no cultivo e no aspecto geral da mandioca doce, mas produz quantidades muito mais altas de compostos de cianeto, o qual é muito tóxico para o  ser humano e não se consegue eliminar facilmente ao ferver, razão pela qual seu maior uso se concentra como matéria prima.
A mandioca é um alimento apropriado para todas as idades. Seu uso está muito espalhado e muito variado, ideal para dar consistência aos pudins, fazer pães, bolos, biscoitos ou para espessar sopas ou recheios muito úmidos por conter frutas.

Publicado por http://www.alacartaparados.es em 02/09/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário