sábado, 31 de dezembro de 2016

Como apagar fogo em azeite e óleos sem se queimar

Apesar dos cuidados que tomamos, pode acontecer de pegar fogo no azeite ou óleo que estamos aquecendo antes de frituras, por exemplo. Quando isso acontece, as chamas geradas são grandes e as consequências podem ser trágicas se não sabemos apagar a tempo, colocando em risco a segurança da casa e de toda família.

Como agir então na eventualidade de acontecer um princípio de incêndio sobre o fogão?

A primeira coisa a fazer é manter a calma e não se desesperar. Em seguida, fechar o registro de alimentação de gás ou desligar o interruptor da cozinha se for elétrica. Não tente mexer na frigideira ou panela com fogo para não correr o risco de se queimar com espirros de azeite.

Se der tempo coloque luvas. A maneira mais simples de abafar um incêndio de gordura é cobrir a frigideira ou panela com uma tampa, fazendo com que o fogo consuma todo o oxigênio e se apagará por si só. Não use tampas de vidro, pois podem quebrar com o calor extremo da chama.
Se ainda assim o fogo persistir jogue sobre a chama bicarbonato de ou sal de cozinha.
O bicarbonato corta a alimentação de oxigênio e apaga incêndios pequenos, mas não é tão efetivo em incêndios maiores.

Utilize um extintor se tiver disponível.

Se tiver a disposição um extintor de pó químico em casa (é importante ter), não hesite em usá-lo. Ainda que possa contaminar a cozinha, é melhor que um incêndio que pode queimar toda sua casa.

O que não se deve fazer?

Nunca, mas nunca mesmo, jogue água sobre as chamas. Esse é o principal erro que muitas pessoas cometem ao tentar apagar um incêndio. A água e a gordura são inimigos. A mistura provoca um desastre, se espalha e propaga o fogo por todas as direções.
Não jogue nenhum outro produto como farinha, por exemplo. Apesar da aparência da farinha com o bicarbonato, ela não reage da mesma forma diante do fogo. Portanto, só o bicarbonato pode ajudar a apagar as chamas.
Não tente levar o recipiente em chamas para outro lugar, fora da casa, terraço, quintal, etc, é outro erro muito comum que as pessoas cometem ao tentar mover o recipiente a outra lugar. Mover um recipiente com gordura fervente pode derramar, queimar a pessoa ou queimar qualquer outro produto inflamável presente na casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário