sábado, 31 de dezembro de 2016

Bouquet Garni, o que é e como se prepara?

O Bouquet Garni tem sua origem na cozinha francesa e é uma maneira muito cômoda e simples de aromatizar as receitas. É um macinho ou ramalhete de ervas aromáticas que se utiliza para dar sabor e aromatizar os pratos sem deixar resíduos difíceis de remover depois da receita pronta.

A composição do bouquet garni varia de acordo com o prato que será preparado. Não existe uma receita básica em sua composição, já que cada composição se deve adaptar ao prato que será incorporado.
Há duas formas de prepara-lo: com ervas frescas ou secas. Se usamos ervas frescas é necessário que, além de amarrar com um barbante, seja colocado dentro de uma bolsinha de gaze ou de tecido para que as ervas frescas não se misturem com a receita.

Como se prepara um Bouquet Garni?
A preparação deste conjunto de ervas aromáticas é muito simples e a seguir está a receita com ingredientes do bouquet garni clássico.

Ingredientes para o Bouquet Garni:
· parte verde do alho poró
· 1 folha de louro
·  raminho de ervas aromáticas
· 1 raminho de salsinha

Elaboração do Bouquet Garni:
Lavamos bem as folhas do alho poró e cortamos em sentido longitudinal. Colocar sobre elas a folha de louro, as ervas que queira e a salsinha. Dobramos as ervas de modo que fiquem dentro da folha do alho porró e amarramos.
Lista sugestiva de ervas aromáticas a sua escolha
· Salsinha
· Cerefólio
· Tomilho
· Estragão
· Louro
· Sálvia
· Alecrim
· Orégano
· Endro
· Coentro
· Manjericão
· Salsão
· Manjerona

Publicado por http://www.alacartaparados.es em 12/09/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário