sábado, 5 de novembro de 2016

Como obter o máximo sabor do Sushi

É uma comida de baixo conteúdo calórico, reduzido valor de gorduras e elevado conteúdo de proteínas.
Sentar-se à mesa de frente para um bom prato de sushi não é tarefa fácil. Saber como come-lo e em que ordem é fundamental para obter o máximo dos sabores deste prato. Se recomenda começar por aqueles que levem pescados brancos, para continuar com os de camarões. É nesse momento que você pode tomar um copo de saquê (licor de arroz) para acompanhar o bocado.
Depois é recomendável comer sushi de pescados vermelhos como o atum, seguido dos de salmão. A partir daí, podemos degustar Gunkan. O segredo está em deixar as fatias de pescados mais grossas e com mais gordura para o final para que os pescados de sabor mais intenso como o atum e o salmão não dominem os mais suaves, como o pargo.

Existem multas variedades de sushi. Uma pesquisa mostra um ranking na qual aparece os 10 pratos de sushi mais pedidos:
Salmão
Atum
Salmão picante
Salmão Mentai
Gunkan
Camarões
Uramaki skin
Peixe manteiga
Tamagoyaki
Unagi

Entre os dados curiosos do prato, só há um pescado proibido, o peixe globo o fugu. O próprio imperador do Japão lançou uma proibição por lei por sua periculosidade, posto que contém altas doses de veneno que podem ser letais para o ser humano.

O sushi, de modo de sobrevivência a prato estrela
Desfrutar da gastronomia não só passa por degustar os sabores dos pratos, senão o de conhecer sua origem e a história que viveram até chegar a nossa mesa e resulta fundamental para desfrutar ainda mais da experiência culinária.
O sushi é o protagonista da comida a domicílio na Espanha e atualmente representa 12% dos pedidos.
A palavra sushi, em japonês, faz referência ao arroz branco temperado com vinagre, açúcar e sal e não aos pescados e mariscos que acompanham, como muitos podem crer. Tem sua origem na China, no ano 400 d.C., e nasce como um método de preservação do pescado.
Originalmente, se envolvia o excedente de pescado em arroz fervido que se introduzia em ânforas que permaneciam fechadas. Com o passar do tempo, o arroz fermentava e gerava vinagre que, além de conferir um sabor especial, permitia que o pescado se conservara e ficasse apto para o consumo.

O sushi tal como o conhecemos na atualidade foi criado em Tokyo, pelo cozinheiro japonês Hanaya Yohei, no século XIX. Foi nos anos 70 quando se inventaram os Califórnia rolls, um tipo de maki-sushi que se converteu no gérmen da comida japonesa fusionada. Já na atualidade se contabilizam mais de 61.000 restaurantes em todo o mundo que incluem este prato em suas cartas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário