domingo, 1 de janeiro de 2017

Os benefícios de comer picante

Quantas vezes já te disseram que “não deveria comer tão picante porque não faz bem”? Não sofra mais. A partir de agora você tem razões para comer picante porque é bom para a dieta.

Razões para comer picante:

Tudo se resume na capsaicina. Ela tem a culpa de quase tudo, ou é a quem se agradecer. É uma substância que se encontra sobre tudo nas pimentas picantes ou o chili, a cayena etc. e é a responsável pela maioria dos benefícios do picante. É ‘ela’ quem causa essa ardência em nossa língua e esófago. Sim, a ela devemos esse "gosto-dor" que produz em nossa boca o picante, tão insuportável para uns e tão viciante para outros.

• Comer picante faz suar, isso é um fato. Pode resultar incômodo, mas a realidade é que a ativação da sudorese é precisamente o mais benéfico que tem o picante. Suamos porque ao ingerir picante aumenta a temperatura corporal e isso faz com que aumente nosso metabolismo e queime mais calorias mais rápido. Sim, parece que comer chilis pode emagrecer.

• Esta subida, acelera nosso coração, aumentando o fluxo sanguíneo. Assim, comer picante melhora a circulação e combate a inflamação das artérias, porque o conteúdo de vitaminas A e C ajuda a fortalecer as paredes arteriais. Daí que se diga que o picante ajuda a reduzir as doenças cardiovasculares.

• A vitamina C faz, além de outras coisas: estimula as endorfinas. Daí que também se inclui o picante entre alimentos afrodisíacos. Além disso, se pede encarecidamente fazer um bom enxague bucal depois de comer picante, para não baixar o líbido de quem nos acompanha.

• Seguimos com benefícios. Uns pesquisadores australianos descobriram ainda que o consumo de picante ajuda a dormir: as pessoas que comem picante dormem com mais facilidade e ainda, têm um despertar mais suave e mais energia durante o dia. Incluir picante no jantar de domingo pela noite faz começar a manhã de segunda-feira com alegria e energia para toda a semana!

• As pessoas que comem picante dizem que nunca se resfria, ou que as infecções se curam mais cedo, depois de uma boa dose. Razões não faltam. De novo graças à capsaicina, que equilibra a temperatura do corpo em caso de aquecimento e ajuda que abram os vasos respiratórios em caso de congestão, sinusite, ou qualquer infecção relacionada com o aparelho respiratório como a bronquite ou a asma.
Alguns estudos também revelam que a capsaicina ajuda a reduzir a reprodução de células cancerígenas em nosso corpo.

• Mas a capsaicina não está só. A curcumina, presente sobre tudo na cúrcuma (especiaria de cor amarela tão típica na comida indiana) ajuda a prevenir artrites, porque reduz a inflamação das articulações e sobre tudo ajuda a aliviar a dor associada a esta enfermidade de destruição óssea.

• Mas não nos esqueçamos de algo: o estômago. É o que mais medo nos dá e se acredita que o consumo de picante provoca úlceras, além de problemas no aparelho digestivo. O excesso sim, e se já existe um problema, comer muito picante o problema será agravado. Mas como amante de picante, deixe de temer: estudos afirmam que o picante ajuda na digestão porque aumenta a secreção de clorídrico e de mucosa no estômago. A capsaicina ainda, ajuda a acabar com certas bactérias, como a helicobácter pylori e permite controlar algumas doenças leves. Isso sim, muito cuidado para quem tem problemas de fígado ou de vias urinárias. Igualmente, como em tudo, “com moderação”.

• E para acabar, para meu gosto, o melhor benefício de todos: melhora o estado de ânimo. Assim que quando estiver deprimido esqueça o sorvete ou o chocolate. Ponha uma pimenta na boca e diga adeus aos problemas!


Publicado por http://www.alacartaparados.es em 04/10/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário