sábado, 7 de janeiro de 2017

Toda vida comemos tal coisa e nunca aconteceu nada!

Quando os cozinheiros e nutricionistas advertem e denunciam os efeitos negativos para a saúde de um produto, sempre recebemos mais de uma resposta como esta: ‘Pois toda vida esse alimento foi consumido e nunca aconteceu nada, minha avó comia e viveu até os 90 anos‘.

Então de onde vêm as atuais epidemias de colesterol alto, o aumento da incidência de câncer, a diabetes, a obesidade, a hipetensão, etc., etc.?. Pois, em sua imensa maioria, dos maus hábitos alimentares e do sedentarismo da vida atual.

De modo que precisamos ser responsáveis com nossa alimentação e acabar com isso de “Toda vida comemos tal alimento e nunca aconteceu nada” Também acabar com mania de dizer, “é que se vamos olhar tudo não comeríamos nada”.

Bem, podemos aceitar a referência de nossos avós e concluirmos que o que eles comiam pouco tem a ver com o que nós comemos atualmente e para que tenham uma ideia, atualmente estão registrados mais de 2.500 aditivos (corantes, conservantes, aromatizantes, adoçantes…) que se agregam aos alimentos para que durem mais, para que tenham boa coloração, para dar um sabor artificial ou imitar o natural que perderam. Faz 70-80 anos os conservantes eram o sal, o vinagre… produtos naturais. Afinal de contas trata-se de comer natural e o mais saudável possível.

Realmente você acredita que o leite que tomavam nossos avós tem algo a ver com o que compras hoje no mercado? Praticamente nada ou muito pouco. Para começar nem sequer os supermercados existiam, até os anos 70 não começaram a aparecer os primeiros na Espanha em grandes cidades e até os 80 não se popularizaram como conhecemos hoje, faz apenas 30 anos. Antes se cultivava em horta própria, fazíamos trocas com os vizinhos para ter uma dieta completa e sobre tudo se cozinhava sempre em casa. Comprar alimentos pré cozidos, aquecer em microondas e pronto é o que há de acabar em nossas dietas.

Publicado por http://www.alacartaparados.es em 12/09/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário