domingo, 1 de janeiro de 2017

Quinoa, o alimento da moda

Primeiro foram os cupcakes, as pessoas ficavam loucas por eles e não eram outra coisa se não as clássicas madalenas de sempre, mas em tecnicolor. Agora é a vez da quinoa.

Não estamos contando nenhuma novidade, sabemos que a tendência iniciou há uns dois ou três anos. Vimos contar que quem não tem quinoa na despensa da cozinha está perdendo o "Bruce Wayne" dos alimentos.

A quinoa é o novo gin-tonic: não tem nada de novidade, pois os incas já cultivavam há milhares de anos, mas é onipresente, além de casar com qualquer tipo de condimento ou verdura. De fato, é possível que algum gin-tonic também inclua quinoa. Seus colegas de trabalho levam meses trazendo ao trabalho em suas marmitas sublimes criações próprias de um catálogo, abra seu Instagram e vai encontrar foto com um bowl de quinoa inflada, leite, frutas vermelhas, etc.

Enquanto você lê esse texto o Instagram acumula mais de 900 mil publicações nas quais a quinoa aparece listada. O saudável está de moda. Podemos dizer, quase com total segurança e com lágrimas de júbilo nos olhos, que a moda dos cupcakes foi abandonada a sua sorte. Esse perverso glamour que manchava a honra de nossas inesquecíveis madalenas, tem sido substituído por sucos verdes energizantes, azeites de coco, hummus, macarrão de abobrinhas, produtos orgânicos, abacate e também, quinoa. Não consiste em estar permanentemente em dieta, nem renunciar sua pizza sagrada dos finais de domingos; consiste em levar (e mostrar) um estilo de vida no qual tudo é mais saudável e natural.

Os gurus deste novo tempo gastronômico surgem nas redes sociais. Frutas exóticas das que você nunca havia ouvido falar decoram suas prateleiras. 

Vidas invejáveis nas quais não existem cozinhas, nem mesas, nem camas pequenas, tudo é amplo, branco e cheio de luz, inclusive os liquidificadores. Seus abacates são mais verdes, seus tomates mais vermelhos, seus cafés da manhã mais fotogênicos. Comer é arte, sempre foi e sempre será. Os novos gastrônomos têm filtros e sabem como usa-los.

O embaixador desta nova tendência saudável é a quinoa. Tem muito hype, tem muito tempo. A quinoa é um comestível maná que foi incluída até na dieta dos astronautas. Se a sonda New Horizons tivesse que alimenta-se seria com quinoa. Os Incas a chamavam “a mãe de todos os grãos” e na Espanha é a mãe de todas as herbáceas, que têm tido suas vendas aumentarem 50% a 70% nos últimos anos sem sinal de desaceleração.

Ainda muitos pensam equivocamente que é um cereal, na realidade é uma semente, um pseudocereal porque se consome como tal. Suas propriedades são incontáveis: “Têm grande quantidade de proteínas e gorduras cardiosaudáveis, um perfil lípido muito bom, muita fibra, Omega 3, minerais ou vitamina E”, nos conta Marta Rodríguez Soler, nutricionista de Dietistas e Nutrição. A quinoa é o único alimento vegetal que possui todos os aminoácidos essenciais, oligoelementos e vitaminas e não contem glúten. Nesse sentido se pode incorporar à dieta de “pessoas celíacas, pessoas diabéticas, pessoas que buscam baixar de peso ou pessoas vegetarianas por seu alto nível de proteínas”.
Benefícios que estão sendo corroborados em livros e estudos. Por exemplo, um elaborado pela Public School of Health de Harvard, que chegou a conclusão de que tomando um bowl diário de quinoa conseguimos reduzir até 17% o risco de morte prematura por câncer, diabetes ou infarto. Não há risco se você come quinoa diariamente, ainda que Marta Rodríguez nos adverte: “Se se compra como sementes é necessário lava-las corretamente porque as cascas externas contém saponina, que pode ser prejudicial a longo prazo”.

Recomendaria a qualquer pessoa que incorpore a sua dieta?, foi perguntado a Marta Rodríguez. “Sem sombra de dúvidas”, respondeu. “Eu recomendaria a qualquer um pelo suporte alimentício que aporta”. E nos dá a chaves de algumas receitas: em grãos cozidos, em saladas ou sopas, como substituto do arroz, em cafés da manhã com leite e alguma fruta, ou como ingrediente substituto para bolos e bolachas. Porque a quinoa é tão versátil como um excelente esportista, pode jogar em qualquer posição. E aqui, tomara, o ponto definitivo a seu favor (ou contra): “Ninguém pode dizer que não gosta, porque é insípida e não modifica o sabor de nenhum prato”. A quinoa é o filho que toda mãe queria ter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário