segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

O Arroz e o Arsênico

Existe preocupação sobre a relação entre o arsênico e o arroz, especialmente o integral. Pesquisando identificamos que dois programas na Espanha, ambos bastante sensacionalistas. Um deles se dedica a procurar fantasmas e praticamente demonizaram o consumo de arroz integral, devido suas cotas de arsênico serem altamente cancerígenas, uma barbaridade.

O arsênico está, desde muitas décadas, contaminando a água de muitos países, desde que existem suas minas, numas regiões mais que em outras, isso quer dizer que se encontra em maior ou menor quantidade em muitos alimentos, tanto vegetais como animais, lembrando que o gado também bebe água e come cereais cultivados com água.

O que quero dizer com isso, é que o arroz por si só não contém arsênico, que é um produto livre de arsênico, que se contamina ao ser irrigado com essas águas, mas se forem utilizadas águas não contaminadas não apresentará nenhum teor de arsênico e o mesmo acontece com o restante dos alimentos.

Outro dado importante é que grande parte desse arsênico, se contiver, se perde com o calor, com a evaporação, tendo em conta que o arroz integral cozinha nuns 40 minutos e que além disso, geralmente escorremos a água restante. Assim, os possíveis prejuízos praticamente desaparecem.

É curioso que justamente quando saem estatísticas que o consumo de arroz branco está baixando (a Espanha é um dos maiores produtores), lancem esta campanha contra o arroz integral, quando outros alimentos podem ver-se afetados e quando são muito mais prejudiciais por outros produtos químicos, etc… que vão diretamente parar nas peles das frutas, nas folhas das verduras sendo impossível fazê-los desaparecer, ou a quantidade de antibióticos que empregam na criação de animais.

Por isso volto a insistir que é muito melhor comprar, nesses casos, os cereais, o arroz integral de origem ecológico, sabendo de onde vêm, quem e como são cultivados, além  de não serem muito caros se compramos a granel. Bom lembrar que o arroz branco é um alimento com apenas nutrientes aproveitáveis, com alto índice glicêmico, enquanto que o arroz integral é um alimento ultra nutritivo com diversos minerais.

Não me preocuparia em absoluto por seu consumo, de fato deve ser um cereal básico em nossa dieta, junto com a quinoa, o milho e o trigo sarraceno.

Publicado por http://www.alacartaparados.es em 11/09/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário