Os
sabores emergentes, o menú e as tendências de alimentos e bebidas para
satisfazer as novas demandas dos consumidores.
1)
Alimentos de proximidade: se trata de utilizar a
comida fresca e de produção local disponível. Os chefs descobrirão e darão seus próprios giros em alguns alimentos tradicionais que foram deixados de lado durante todos esses anos. Começarão a utilizar mais os tubérculos, as carnes e mais.
2) Low Tea: aqueles que descobriram que várias refeições leves ao dia são mais saudáveis que três refeições pesadas ao dia, adicionaram uma que se chama Low
Tea, mais que uma refeição é um aperitivo servido geralmente ao redor das 4
da tarde e compartilhado com convidados. Essa refeição “extra” está em algumas receitas compartilhadas na hora do chá repetem os conceitos do "brunch".
3) Refeições para distraídos. Alguns restaurantes oferecem menús
adaptados para aquelas pessoas que não podem deixar o celular de lado enquanto comem. Assim que os wraps, os "bocadillos" e tudo aquilo que se possa pegar com uma só mão enquanto a outra sustenta o celular será uma
tendência crescente. Alguns restaurantes começam a criar zonas “livres de celular” com a finalidade de incentivar a comunicação interpessoal e a refeição lenta. Mas para manter satisfeitos seus clientes os restaurantes terão que
oferecer opções para todos os gostos.
4) O plano é a estrela. O pão deixará de ser um alimento
para acompanhar as refeições e se tornará a estrela. Novos pães,
enriquecidos, novos sabores, novas farinhas e o retorno do pão feito em casa farão com que esses novos tempos sejam do pães. Saladas com pão, bolos de pão com carne, empanadas com massa de pão, pudim de pão, pizzas, entre outros pratos
começarão a utilizar o pão e diferentes massas e estilos de pães em suas
receitas.
5)
Investimento em alimentos. A comunidade financeira começou a dar conta do potencial que representam os restaurantes e os investimentos aplicados neles. Esta consciência transcende inclusive o restaurante em si, e se enfoca na construção de confiança nos mesmos. Uma intoxicação por
alimentos num restaurante é algo grave, pode danar com uma imagem e um nome construídos ao longo de gerações, por isso a seguridade alimentária
se transporta aos restaurantes. Por outro lado, os donos de restaurantes estão conectando mais com seus clientes com a finalidade de construir marca de uma maneira que os clientes possam entender e simpatizar.
6) Cozinha
com inspiração étnica. A cozinha da Índia está ganhando terreno. Seus sabores estão chegando aos menús dos restaurantes e dos lares. Às vezes se americanizam, mas em geral manterão suas
características e maneiras de preparação originais. Esta tendência faz parte
da globalização de alimentos e não se limita só a Índia. Esperamos ver
sabores mais globais e ver os menús como um “crisol de razas” e alimentos que
conservam os autênticos sabores e as formas de uma sociedade global. Começará
com a Índia, pero veremos hacia dónde va.
7)
Alimentos híbridos. O que Food Channel chama
hibridação dos alimentos se refere ao fortalecimento dos alimentos com proteínas e vegetais. Como por champigons na carne, por exemplo. A FLIP
Burger Boutique em Atlanta chama esta tendencia “tierra y territorio”.
8)
Gastronomia molecular a pequena escala. As mudanças químicas nos alimentos, podem dar lugar a novos sabores. Enquanto que a salmoura do pavão recupera o interesse nos últimos anos, o escabeche está ganhando impulso também. E não são só os pepininhos os que
se conservam em vinagre, também as cebolas, os camarões e toda uma gama de
conservas vegetais. O glasseado também demanda novas aparências, pois se
quiser mudar a aparência da comida e dar um sabor diferente, uma
textura ou incluso uma cor diferente.
9) Compras
personalizadas. Quer seja uma aplicação móvel ou uma
pessoa, a tendência é ir acompanhado ao fazer compras. As lojas de
comestíveis oferecerão aplicações móveis para ajudar a selecionar os
alimentos, de tal forma que são eles que organizam a compra e enviam para casa de acordo com os pedidos do consumidor, que ao comprar online durante o dia podem receber comida fresca a noite, ao chegar em casa.
Para
outros, uma pessoa que acompanhe fazer está de convertendo em uma necessidade.
A medida que a população envelhece, mais pessoas necessitam ajuda, ou seja, as lojas começaram a oferecer soluções para diferentes tipos de população.
Além disso, a gente quer que o mercado e os alimentos preparados cheguem em casa, de maneira mais personalizada e pagarão por ele.
10) Feito artesanalmente. A nível de pacote todo o “feito
de maneira artesanal” se produzirá de maneira massiva. A cerveja em lata retomará
seu auge, por exemplo. Se deixará de crer que só as garrafas podem ter elementos
tradicionais e artesanais, e as latas e outros tipos de embalagem começarão a aparecer no mercado.
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