Apesar dos cuidados que tomamos, pode acontecer de pegar fogo no azeite ou óleo que estamos aquecendo antes de frituras, por exemplo. Quando isso acontece, as chamas geradas são grandes e as consequências podem ser trágicas se não sabemos apagar a tempo, colocando em risco a segurança da casa e de toda família.
Como agir então na eventualidade de acontecer um princípio de incêndio sobre o fogão?
A primeira coisa a fazer é manter a calma e não se desesperar. Em seguida, fechar o registro de alimentação de gás ou desligar o interruptor da cozinha se for elétrica. Não tente mexer na frigideira ou panela com fogo para não correr o risco de se queimar com espirros de azeite.
Se der tempo coloque luvas. A maneira mais simples de abafar um incêndio de gordura é cobrir a frigideira ou panela com uma tampa, fazendo com que o fogo consuma todo o oxigênio e se apagará por si só. Não use tampas de vidro, pois podem quebrar com o calor extremo da chama.
Se ainda assim o fogo persistir jogue sobre a chama bicarbonato de ou sal de cozinha.
O bicarbonato corta a alimentação de oxigênio e apaga incêndios pequenos, mas não é tão efetivo em incêndios maiores.
Utilize um extintor se tiver disponível.
Se tiver a disposição um extintor de pó químico em casa (é importante ter), não hesite em usá-lo. Ainda que possa contaminar a cozinha, é melhor que um incêndio que pode queimar toda sua casa.
O que não se deve fazer?
Nunca, mas nunca mesmo, jogue água sobre as chamas. Esse é o principal erro que muitas pessoas cometem ao tentar apagar um incêndio. A água e a gordura são inimigos. A mistura provoca um desastre, se espalha e propaga o fogo por todas as direções.
Não jogue nenhum outro
produto como farinha, por exemplo. Apesar da aparência da farinha com o bicarbonato, ela não reage da mesma forma diante do fogo. Portanto, só o bicarbonato pode ajudar a apagar as chamas.
Não tente levar o recipiente em chamas para outro lugar, fora da casa, terraço, quintal, etc, é outro erro muito comum que as pessoas cometem ao tentar mover o recipiente a outra lugar. Mover um recipiente com gordura fervente pode derramar, queimar a pessoa ou queimar qualquer outro produto inflamável presente na casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário