quinta-feira, 8 de junho de 2017

O café mais caro do mundo: excrementos de elefante

Os grãos ingeridos e defecados por um elefante são o segredo deste café que se produz na Tailândia, o mais caro do mundo, seu segredo é ter encontrado o forno perfeito: o estômago de elefantes. Eles dão esse toque que faz especial o café. E logo os grãos são recolhidos cuidadosamente de seus excrementos. Assim se fabrica o novo ouro negro da Tailândia.

Batizado como Black Ivory, uma xícara deste café pode chegar a custar uns 60 euros. O processo é muito complexo, para cada 33 quilos de grãos de café que consomem os elefantes, apenas se recupera um quilo. Pode ser degustado em hotéis de cinco estrelas e restaurantes com estrelas Michelín. Ainda os paladares mais exigentes podem adquirir este excelente café por internet.
Blake Dinkin, durante uma década se empenhou em desenvolver um longo processo para conseguir um café de qualidade a partir de grãos ingeridos e defecados por um elefante e que é o mais caro do mundo. “Quando pela primeira vez provei o café do primeiro teste, em fevereiro de 2003, foi horrível”, recorda Dinkin, quem apesar de sua desagradável experiencia insistiu em seu objetivo.

O empreendedor canadense, conhecedor da indústria cafeteira trabalhou em projetos de café de civeta na Etiópia, empreendeu uma busca para aplicar seus conhecimentos e criar uma indústria “mais sustentável e que aporte um benefício à sociedade”. “Então foi quando escutei que na época de secas, os elefantes saem da selva e invadem plantações de café em busca de comida.
Isso cria um conflito com os agricultores e muitos animais morrem envenenados”, comenta o empresário.

“As pessoas estão cada vez mais educadas no consumo do café, mas eu, ainda dou um valor a mais, com meu produto vendo uma experiência única”, assegura Dinkin, Atualmente conta com uma produção anual de 150 quilos que pretende expandir a todos os mercados.

Publicado por http://www.alacartaparados.es em 21/05/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário