quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Perdem nutrientes os alimentos ao congelar?

Alguma ou muitas vezes você deve ter se perguntado: Ao congelas alimentos eles perdem nitrientes? A resposta é que sim, que perdem nutrientes.

A que acaba sendo mais afetada é a vitamina C. Vários estudos calculam sua perda em 40%, as verduras perdem entre 20 e 40% dos seus minerais e vitaminas, o que vale dizer, os micronutrientes são os que mais perdas sofrem, os macronutrientes - hidratos, gorduras, proteínas - não são tão afetados.

Muitos especialistas consideram que os alimentos congelados estão desnaturalizados, o que vale dizer que perdem boa parte de forma natural e também algo de seu sabor. Como recomendação geral é muitíssimo melhor comprar alimentos frescos e congela-los em casa, que comprar alimentos já congelados no supermercado, porque não podemos ter controlada sua qualidade e podem levar muitas semanas congelados. É importante saber que o congelamento de um produto tem data de validade. O que sim temos que descartar completamente são os produtos pré-cozidos e congelados. São os menos naturais que existem no mercado, o mais distante de um produto natural.

Como congelar e descongelar?

Tenho que dizer que congelar os alimentos é um processo totalmente seguro para nossa saúde, embora tenha que recordar sempre que se descongelou um alimento não deve voltar a congelar novamente, salvo se foram cozidos, não congelar elaborações enquanto estejam quentes, se os produtos são frescos não mescla-los, especialmente carne e pescado crus, com as verduras não há nenhum problema.

Para descongelar, não colocar no mesmo prato alimentos diferentes frescos sem cozinhar, poderia haver contaminação cruzada e me refiro a carne com pescado, carne com verduras ou pescado com verduras. Um bom descongelamento é muito importante, é melhor realiza-la pouco a pouco mas nunca fora do refrigerador, nunca. Sempre é preciso descongelar na geladeira, como faziam nossas mães, sacar a comida do congelador para o dia seguinte e deixa-la em geladeira.

Escrito por http://www.alacartaparados.es e publicado em 05/09/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário