quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Os Subestimados Poderes Nutricionais da Batata

Segundo as últimas pesquisas, este humilde tubérculo é uma fonte importantíssima de fibra e nutrientes essenciais. As batatas tem sido vistas durante muitos anos como um tubérculo que aporta muitas calorias e que não se caracterizava por ser precisamente saudável. Algo totalmente errado.

“Se recomenda ingerir uma variedade de verduras de cor que incluem vegetais verdes, tomates ou laranjas, mas estas recomendações não existem para aqueles de cor branca como são as batatas apesar de seus grandes benefícios”. Mas é importante recordar que a cor dos vegetais não necessariamente fala de seu valor nutritivo.

Este tubérculo, ao lado de outros vegetais como a couve flor, as cebolas, são uma fonte importante de fibra e de nutrientes essenciais. As batatas também são ricas em potássio, magnésio e vitamina C.

A batata, além de tudo, é rica em amido resistente. “Este é bom para o sistema digestivo, já que ao chegar ao intestino grosso tem um efeito protetor contra o câncer e o colesterol alto”.

Mas, nós sabemos comprar batatas?

Na Espanha se conhecem mais de 1200 tipos de batatas, mas nos limitamos a tão só dois tipos básicos, as novas e as velhas, dependendo do momento de da colheita.

As batatas novas têm a pele amarela e a carne branca, são mais firmes e menos farinhosas. São as que utilizamos para fritar e para os guisados. A temporada ótima para seu consumo é a primavera e são ideais em saladas e pratos leves.

As batatas velhas são as de pele vermelha, de carne amarela e são as ideais tanto para guisar como para assar. A temporada ótima para seu consumo é o outono e são ideais para preparar cozidas e  em pratos consistentes.
Não esqueça os subestimados poderes nutricionais da batata

Publicado por http://www.alacartaparados.es

Nenhum comentário:

Postar um comentário