quinta-feira, 1 de setembro de 2016

O uso do "Mise en Place"na Cozinha

     O que é "Mise en Place" nos Restaurantes e como se pode aplicar a outros negócios, incluindo em nossa casa no preparo de receitas?
Assim como tantos outros termos culinários, o "mise en place" vem do francês e significa "tudo em seu lugar".

     O que mais se tem referência é o fato de ter organizado tudo o que necessitaremos para a elaboração das receitas antes de colocar a mão na massa. É então indispensável saber quanto antes para quantas pessoas vamos cozinhar (aproximadamente), o que vamos cozinhar e com quais elementos faremos.

     A importância do "mise en place", tradicionalmente, é reconhecida pelo fato de simplificar as tarefas, reduzir os tempos e portanto, melhorar a qualidade dos serviços proporcionando menor tempo de espera aos clientes, entregando produtos mais elaborados e melhor apresentados uma vez que se pode dedicar maior tempo aos detalhes finais de apresentação dos pratos.

     Numa cozinha não devemos acreditar que o "mise en place" seja somente uma tarefa feita pelo cozinheiro, ao contrário, também pode beneficiar os lavadores de pratos tendo seus setores organizados, bem como os ajudantes de cozinha, estoquistas e compradores podem se beneficiar do conceito.

     Se na sua cozinha não é habitual, por exemplo, contar com a salsinha picada (uma das folhas aromáticas mais utilizadas na cozinha) o alho picado e conservado em azeite, deve começar a considerar a utilidade do seu Mise en Place como um guia que facilitará muito o trabalho.

Um comentário:

  1. A Mise en Place antes de qualquer preparação na cozinha é muito importante. Procuro fazer sempre em casa!

    ResponderExcluir