quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Curiosidades sobre o Chá

Depois da água o chá é a bebida mais consumida no mundo. De norte a sul do planeta e de acordo aos costumes e tradições, o chá é o fio que mantém o mundo unido. Aqui temos 10 curiosidades sobre o chá que possivelmente sejam pouco conhecidas.

1. Todos os chás provém da mesma planta, a Camellia Sinensis. Preto, verde, branco ou vermelho, ou seja, os chás são feitos das folhas desta planta. A oxidação, processamento e outros fatores conferem o sabor, a cor de fermentação.

2. O chá Preto representa 75% do chá vendido e consumido no mundo. Ele é o preferido por nós do Ocidente, para os chineses é o de cor vermelha. E talvez tenham razão, já que são eles os maiores produtores de chá no mundo (seguido da Índia).

3. Se for à China e te oferecerem um pouco de chá, quando for servido bata ligeiramente umas poucas vezes as juntas dos dedos indicador e médio sobre a mesa, como um sinal de agradecimento.

4. O melhor e mais caro chá do mundo é servido no Hotel Cliveden em Berkshire, onde uma xícara (fina) da variedade Hong Pao pode custar em torno de 800 euros e se serve com caviar de beluga e trufa branca.
No Ritz Carlton de Hong Kong o chá custa em torno de 8.300 euros, incluindo entre outras coisas, o serviço de um mordomo pessoal, uma garrafa de Louis Roederer Cristal Brut 2004 com diversas misturas de chá e café. Tudo servido em Vera Wang porcelana e copos de cristal Baccarat.

5. Os sachês de chá foram criados em 1904 nos Estados Unidos. Thomas Sullivan, um comerciante de chá, decidiu utilizar sachês de seda para enviar amostras a seus clientes. Eles erroneamente pensaram que os sachês eram destinadas a substituir os infusores de metal tradicionais.

6. O país onde se bebe mais chá é a Turquia, com 6,8 kg por pessoa, seguido de Marrocos, Irlanda e Mauritânia. Ainda que pareça mentira os britânicos estão em quinto lugar. Um dos países que menos chá consomem são os italianos, 110 gramas por pessoa ao ano. O consumo de chá nas próprias áreas de cultivo se produz 1657 e começou a estender seu consumo pelo resto do planeta no século 18. Ao princípio só se servia nos cafés onde as mulheres não podiam entrar.

7. O chá gelado é uma descoberta relativamente recente: foi apresentado ao público pelo comerciante inglês Richard Blechynd na Exposição Universal de St. Louis em 1904. Entretanto, segundo historiadores, se produziu em 1890.

8. Além de beber também podemos utilizar as folhas como anti-inflamatório para as picadas de insetos de menor importância, para as pequenas queimaduras e olhos inchados, também se utiliza para fertilizar as plantas.

9. O chá verde é o que mais benefícios traz para a saúde. Muitos dos efeitos benéficos do chá são devido aos flavonoides contidos no mesmo, que pertencem a um grupo de produtos químicos pelas fortes propriedades antioxidantes que podem reduzir os danos dos radicais livres. Além dos flavonoides, o chá contém metilxantinas como a cafeína. Mas o conteúdo de cafeína é menor que a do café e não tem efeito tão excitante.

10. Se desejamos fazer um bom chá, devemos saber que o ponto de ebulição varia em função do tipo de chá: uns 90°/95° graus para a maioria dos chás pretos, uns 70 graus para a maioria dos verdes. O tempo de infusão varia: o chá verde que não supere um minuto e meio, os pretos podem chegar a 4 minutos. É melhor usar um bule de cerâmica, porcelana ou vidro. Nunca de metal (exceto se for de prata).

Nenhum comentário:

Postar um comentário