sábado, 9 de julho de 2016

O teflon que reveste as panelas é cancerígeno?

Muito já foi escrito sobre o teflon que reveste nossas panelas e frigideiras. Alguns dizem que ele é cancerígeno e outros dizem que não. O certo é que em princípio ele não é. Uma frigideira em bom estado de conservação, que não esteja arranhada, não oferece nenhum risco para a saúde, segundo os especialistas. Mas… ?

O politetrafluoroetileno, mais conhecido como teflon, é o material antiaderente mais utilizado pelos fabricantes de frigideiras e panelas. Tal material teria que atingir a temperatura de pelo menos 260ºC para que sua composição fosse alterada e se tornasse prejudicial à saúde.

Entretanto isso muda quando a superfície se deteriora com o uso, devido o ácido perfluorooctanoico utilizado em modelos antigos para fixar o teflon poder migrar para os alimentos. Este composto altera o sistema endócrino e os níveis hormonais do organismo.

Já foi comprovado em animais que existe relação com casos de câncer relacionados com os hormônios, como o de mama, próstata e dos testículos, mas ainda não foi comprovado em humanos.

Apesar da legislação, a União Européia já obriga os fabricantes a fazer constar nas etiquetas qual é a composição das panelas e frigideiras. Portanto, quando você for comprar uma frigideira ou um jogo de panelas, poderá verificar se o produto contém aquelas substâncias. E ainda, mantê-las em bom estado de conservação.

De qualquer modo a frigideira de ferro é mais saudável. Os materiais antiaderentes sempre acabam se soltando e podem deixar descoberto as capas de alumínio sobre a qual não é bom cozinhar.

Nesse sentido, as frigideiras de teflon podem chegar a desprender gases tóxicos quando alcançam altas temperaturas (260ºC). Ainda que não seja normal que isso ocorra.


www.alacartaparados.es - publicado em 09/07/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário