terça-feira, 19 de julho de 2016

Alimentos Milagrosos. Lenda ou Verdade?

Os “superalimentos” prometem todo tipo de benefícios para sua saúde. Mas o que há de verdade nisso?

Às vezes se descobre que não são capazes de fazer tudo o que prometem, então sempre aparece outro ainda melhor. E isso para falar dos que prometem manjares deliciosos e exclusivos a preço de ouro.

Hoje damos um repasse aos mitos, verdades e vigência da quinoa, as sementes chia, as vagens goji…
É curioso, mas a cada pouco tempo surge um alimento milagroso, um ingrediente de elite ou alguém que decide colocar grão de bico no seu copo. Podem vender desde excelentes benefícios para a saúde baseados em tradições milenares, jantar um hambúrguer com a exclusiva carne que comem os imperadores japoneses ou desfrutar de uma infusão capaz de dar a força e a vitalidade dos homens das cavernas.

Mas, o que há por trás dos alimentos milagrosos? Continuará a chia o caminho das vagens goji? É autêntica a carne kobe que oferece a lanchonete da esquina?

Quinoa: a comida milagrosa
Primeiro foi a vez dos cupcakes e as pessoas davam tudo por eles, mas não eram outra coisa senão as clássicas madalenas de sempre, mas em tecnicolor. 

Agora é a Quinoa
Quando entrou na moda?
A FAO consagrou 2013 como o ano internacional da quinoa, por seu “potencial para acabar com a desnutrição e a pobreza”. A ideia funcionou tão bem que ao final do ano a demanda ocidental da quinoa inflacionou seu preço e a capacidade de produção até distancia-la dos desfavorecidos.


O que diz a lenda?
“É o alimento da NASA”. Coisa que sim, é certo. Um deles, ao menos. A NASA está bastante interessada numa coisa que não só aporta muitos nutrientes e que aguenta bastante bem em missões espaciais de longa duração, como que “responde bem aos cultivos hidropônicos ou sem terra cultivável”. O que é uma forma complicada de dizer que está na lista de coisas que Matt Damon quería ter para umas férias prolongadas em Marte.

Segue vigente?
Na Espanha o ponto alto de interesse na quinoa foi atingido na primavera de 2016 e já se pode encontrar de forma habitual em grandes cadeias e locais de comida pronta. Se a quinoa é moda, ainda não é o centro das atenções. O mais negativo que podemos dizer dela é que não sabemos nada.

Kobe/Wagyu
O boi Tajima é conhecido em todo o mundo como boi de Kobe. É originário do Japão e é criado nas zonas rurais do Japão. A denominação de Kobe tem sua origem no porto dessa conhecida cidade de onde se distribui esta preciosa carne a todos os mercados do mundo.

Quando entrou em moda?
Em algum momento no final da década passada começou a se falar de uma remota cidade japonesa (Hyogo) de onde os filés saiam por 400 euros o quilo. Evidentemente, enquanto a imaginação do público se deixou levar pela ideia, apareceram vendedores de kobes até em feiras livres.

O que diz a lenda?
Que as vacas Kobe recebem massagem e bebem cerveja, duas coisas que ninguém de nós temos feito. E que são, principalmente, mentira.

Segue vigente?
Muitíssimo, coisa que nos parece divertidíssima. Temos encontrado mais de 100 locais que serven “autêntica Kobe”, principalmente em forma de hambúrguer, desde Soria até o fim da Espanha. Rimos muito porque durante todo o ano de 2016, para citar um ano, não foi exportado nenhum grama de Kobe autêntica ao nosso país. Os que prometem a você um Kobe ESTÃO MENTINDO NA SUA CARA e vendendo a versão pirata australiana, americana, ou de boi castelhano vestido de samurai.

Chia
O que é?
Sementes de salvia hispânica, ricas em omega 3 e com um potencial nutritivo bastante potente sobre o papel. Algo que se converteu nesse alimento imbatível saído do passado que estamos buscando.

Quando entrou em moda?
Em 2014, dentro do pacote “paleodieta”: a ideia de que se você come como um Cro-Magnon será  um super homem imortal, em vez de um homem da caverna com uma esperança de vida que rondava os 30 anos.

O que diz a lenda?
Que emagrece e reduz o risco de doenças cardíacas. Mas vários estudos revelam que não, não tem nenhuma propriedade milagrosa além de outros alimentos com seus mesmos nutrientes. Também que seu omega 3 é pior absorvido que se comesse uma lata de atum.

Segue vigente?
Se vende como um dos ingredientes estrela para este verão.

Vagens Goji
O que é?
Um tipo de vagem chinesa que nos protege do câncer, melhora nossa visão, cuida dos nossos rins e, dependendo da etiqueta, “nos faz sentir melhor em geral e com mais energia”, algo que soa suspeitosamente parecido ao que te oferecem algumas pessoas com bonés nas discotecas.

Quando entrou em moda?
No início de 2009 você não podia dar um passo sem que alguém colocasse na sua cara uma bandeja de coisas vermelhas prometendo o mundo e o fundo.

O que diz a lenda?
Exceto superpoderes, tudo. Em parte porque nem Deus a conhecia e em parte porque, ao ter feito parte da medicina tradicional chinesa durante séculos, as vagens goji podiam ser tudo o que você quisesse que fossem. Os estudos, entretanto, revelaram uma pequena realidade externa: tanto na Espanha, por parte da OCU, como nos Estados Unidos, por parte da Agência Federal de Alimentação, analisaram as vagens que iria nos salvar a vida… Para descobrir nelas quantidades importantes de metais pesados e pesticidas acima do recomendável nos Estados Unidos e Europa.

Segue vigente?
Durou um pouco mais de um ano, tinha um forte rival pisando seus calcanhares: a Dieta Dukan, criada por esse doutor ao que o Colégio de Médicos francês demandou por colocar em perigo a saúde de um montão de gente com uma dieta milagrosa.

Couve/Repolho/Kale
O que é?
Variedades de verduras com bastantes nutrientes e poucas calorias. Que também podem ser consumido em forma de snacks, o que os torna imediatamente em super alimento ao afastar-se da tristeza de um prato de acelgas.

Quando entrou em moda?
Quando Michelle Obama se deu conta que as crianças americanas tinham um problema de obesidade, o que precisava mudar de alguma maneira. Há quatro anos converteu estes tipos de verduras em um dos pratos principais dos banquetes da Casa Branca, percorreu todas as televisões tratando de convencer os americanos que comer verde e de colher era o mais correto (e, além disso, todos teriam que fazer um pouquinho de exercícios).

O que diz a lenda?
Que tem mais ferro que a carne vermelha e outros percentuais alucinantes de elementos básicos. Mas, como já vimos há algumas semanas, teriam que dar autênticas atrações para poder apoiar só na couve.

Segue vigente?
Michelle Obama celebrava há um mê o triunfo da sua campanha: as vendas de kale tem disparado nos Estados Unidos. Na Espanha, os aperitivos desidratados já aparecem em todas as webs de vendas de comida saudável imagináveis.


Escrito por admin el día 05/07/2016 - Clasificado en: Historia de los alimentosnutriciónopiniónsalud

Nenhum comentário:

Postar um comentário