terça-feira, 26 de abril de 2016

Como fazer Batatas Fritas perfeitas!

Qual é a origem das batatas fritas? Francês ou Belga?
É sabido que os soldados norte americanos provaram as batatas fritas pela primeira vez depois da primeira Guerra Mundial no norte da França e Bélgica. Embora a origem seja disputada por esses dois países, as batatas fritas, sem dúvida, pertencem à cultura Belga, onde se localiza o Friet Museum em Bruges.

O segredo da dupla cocção:
Para que seja possível preparar as batatas fritas perfeitas, existe uma técnica conhecida por todos os belgas. Elas precisam ficar submersas em azeite a 130 ou 140°C durante uns 5 minutos. Em seguida serem transferidas para outro azeite mais quente, a 180ºC. Essa é a única maneira de se conseguir batatas fritas suaves, tenras por dentro e crocantes por fora.

"Baraque à Frites"
Na Bélgica e no norte da França existem produtores de comida de rua dedicados exclusivamente ao preparo das batatas fritas caseiras. São chamados de “Baraque à Frites” e vendem batatas fritas douradas e crocantes servidas em cones de papel acompanhadas de cerca de 20 tipos diferentes de molho a sua escolha.

Ingredientes para as batatas fritas perfeitas: 
Batatas (do tipo farinhosas)
Azeite de oliva
Sal

Preparação das batatas fritas perfeitas: 
Começamos descascando as batatas e cortando em forma de bastonetes. Não importa muito se as formas não ficarem perfeitas, pois o resultado será excelente. Colocamos azeite de oliva em dois recipientes diferentes e em dois fogos diferentes. Deixamos aquecer uns 10 minutos, um em fogo médio e outro em fogo alto. Se tiver um termômetro disponível, melhor para a temperatura seja mais precisa. O primeiro azeite deve aquecer a 130 ou 140°C, enquanto que o outro a aproximadamente 180°C. Com um pano de prato (de cozinha), secamos bem as batatas já cortadas para eliminar o amido das mesmas.
Colocamos cuidadosamente as batatas no primeiro azeite a baixa temperatura, mexemos um pouco para evitar que grudem. Deixamos cozinhar até que estejam com seu interior quase cozido.

Em seguida transferimos para o azeite mais quente durante 3 minutos para que fiquem douradas e crocantes por fora. Retiramos e colocamos sobre papel de cozinha para que absorva o azeite residual. Temperamos com sal fino e servimos acompanhadas do molho de preferência. Também podem ser servidas como guarnição de pratos que combinam.

Publicado pela "A la carta para dos" escrito em 17/Jan/2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário