segunda-feira, 14 de março de 2016

Pizza. Quem fez a primeira?

Quem fez a primeira pizza? Na base da cultura alimentícia de todas as civilizações, de todo o Mediterrâneo, existem bolos feitos com farinha e água com várias coberturas. Para os egípcios era a “pita”; comiam todos os dias, inclusive como sobremesa com tâmaras e mel. Eles estão entre os primeiros a descobrir o segredo da fermentação.
E foi no Egito, há 6 mil anos onde nasceu o verdadeiro primeiro forno a lenha feito de argila em forma de cone e que substituía as pedras incandescentes até então utilizadas para cozinhar. Os egípcios foram os primeiros a preparar e desfrutar dela. A combinação de pizza/cerveja nasceu há 4.500 anos.

A Comissão Nacional Italiana para a UNESCO elegeu por unanimidade a pizza para ser a candidata italiana para a Lista do patrimônio cultural imaterial da UNESCO. Para ser exatos, “A arte da napolitano Pizzaiuoli”. Maurizio Martina, comentou: “A arte de Pizzaiuoli é um símbolo mundial do estilo italiano e esta denominação demonstra uma vez mais o compromisso do governo para proteger e promover, em todos los contextos do mundo, as tradições da comida italiana“. Em dezembro de 2017 será conhecido o resultado da votação.

A Pizza em números:
Na Itália, em média são preparadas todos os dias 5 milhões de pizzas e ainda que ela esteja evoluindo e cada vez mais haja mais variedades, a mais pedida é sempre a margarita (seguida da Caprichosa, e a de presunto e cogumelos). É um símbolo da identidade nacional italiana disse o presidente de Coldiretti, Roberto Moncalvo. Proporciona 100 mil postos de trabalho permanentes (além de outros 50 mil nos finais de semana). Entretanto os dados da pizza não terminaram: a pizza, de acordo com uma pesquisa da Sociedade Dante Alighieri é a palavra italiana mais conhecida em todo o mundo com 8%, seguido de capuchino (7%), os espaguetes (7%) e o café expresso (6%).
Ainda que nos últimos anos os maiores devoradores de pizza são os Estados Unidos.


Escrito por admin el día 13/03/2016 - Clasificado en: curiosidadesHistoria de los alimentospizzas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário