sábado, 26 de março de 2016

Açúcar branco ou escuro. Qual é o mais saudável?

O mito é que a maior parte da população acredita de pés juntos que o açúcar escuro não passa por nenhum processo industrial, sendo portanto, mais natural e saudável para o organismo.

  Mas, qual é a realidade?

  Há toda uma polêmica sobre o consumo de açúcar branco ou escuro sobre qual é o mais saudável. Vamos tentar esclarecer as dúvidas entre estes dois produtos de elevado consumo humano.

  Açúcar branco ou escuro

  O açúcar branco em grão, o que vimos consumindo durante toda vida, consiste em sacarose cristalizada extraida da cana de açúcar ou de beterraba. Se obtém depois de um complexo processo de refino no qual se usa “compostos como sulfato de cálcio, ácido sulfúrico, hidróxido de cálcio e dióxido de carbono e servem para evitar que apareçam microorganismos ou que se formem espumas e para que o produto termine com a aparência que tanto nos agrada”, como conta Aberrón no seu blog. Mas quando o açúcar chega à mesa, daquelas substâncias não resta bem sombra.

  O que acontece então com o açúcar escuro?

  A maior parte do que se comercializa nos supermercados é, na realidade, açúcar branco recoberto com o melaço do escuro, para surpresa de todos. Também existe outro açúcar escuro que se obtém por cristalização, mas igualmente faz falta submetê-lo a um processo industrial no qual se usam hidróxido de cálcio e outros compostos. Vemos que, finalmente, a diferença entre um açúcar escuro e um açúcar branco se reduz a que o açúcar escuro contém mais proporção de minerais e adoça ligeiramente menos. Em qualquer caso, o importante é controlar a ingestão de açúcar e reduzir seu consumo ao mínimo possível, porque as estatísticas mostram que usamos em excesso e está presente em todo tipo de alimentos.


Escrito por admin em 26/03/2016 - Classificado em: nutriciónsalud

Nenhum comentário:

Postar um comentário