quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Os restaurantes franceses vão oferecer embalagens para clientes levarem as sobras

Está com os dias contados aquela "saia justa" na hora de pedir uma embalagem para levar as sobras para casa: uma lei vai tornar obrigatório aos restaurantes franceses.

Estão cuidando de acabar com o costume anglo-saxão de levar para casa as sobras das refeições para evitar o desperdício de alimentos. A lei aprovada em dezembro último está por entrar em vigor. Com ela, os restaurantes que servem pelo menos 180 refeições diárias vão garantir aos clientes a possibilidade de solicitar a conhecida "embalagens para o cachorrinho".

Resta ver quanto os franceses estão dispostos a mudar seus hábitos, ainda que 75% da população esteja a favor da iniciativa.
Enquanto isso os principais varejistas terão de adaptar-se. A lei em questão estabelece que os supermercados com pelo menos 400 metros quadrados de área estabeleçam um programa de recuperação dos alimentos com prazo de validade expirado para serem doados a organizações de caridade ou para a fabricação de alimentos para animais.

Esta nova medida pretende conscientizar sobre o desperdício de alimentos e evitá-lo por força de lei. Uma medida que vai a terminar com os desperdícios e com as sobras que restam nos pratos e que, inevitavelmente, acabam no lixo.

O concelheiro Arash Derambarsh, é um dos principais defensores da nova lei e que segundo explica, os franceses não gostam de levar as sobras numa embalagem por não fazer parte da cultura francesa, existe uma espécie de constrangimento por levar a comida que sobrou para casa e preferem deixar as sobras nos pratos para que o os restaurantes descartem ao lixo. Também se pretende uma lei similar que tenha abrangências em toda a União Européia.


A nova medida pretende reduzir até em 50% o desperdício de alimentos gerados pelos clientes dos restaurantes, segundo se pode constatar em artigo recente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário