segunda-feira, 26 de outubro de 2015

OMS alerta e declara cancerígena a charcutaria

Não se trata de tornarmos vegetarianos, mas limitar o uso excessivo.

Segundo uma pesquisa da IARC - Agência Internacional de Pesquisas sobre o Câncer, há evidências suficientes para relacionar a charcutaria ao câncer colorretal.

Um grupo de trabalho de 22 especialistas de 10 países convocados pelo Programa de Monografías da IARC - agência que depende da Organização Mundial de Saúde (OMS) - alerta que a carne processada é canceriíena para os humanos, ainda que a carne vermelha, probablemente, também seja, segundo um estudo divulgado recentemente pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer.

Os especialistas concluíram que cada porção de 50 gramas de carne processada consumida diariamente aumenta o risco de câncer colorretal em 18%, num comunicado divulgado pela IARC (com sede na cidade francesa de Lyon). Para um indivíduo, o risco de desenvolver câncer colorretal pelo consumo de carne procesada segue sendo pequeno, mas este risco aumenta com a quantidade de carne consumida, confirmou segundo a nota, o doutor Kurt Straif, chefe do Programa de Monografías da IARC. E adicionou que "em vista do grande número de pessoas que consomem carne processada, o impacto global sobre a incidência do câncer é de“importância para a saúde pública."

A maioria desses tipos de alimentos contêm carne suína ou bovina, mas também podem conter outras carnes vermelhas como aves ou subprodutos da carne como o sangue e alguns exemplos são as salsichas, o presunto, a carne em conserva, a carne em lata ou as preparações e molhos a base de carne. A IARC assinala que um resumo das avaliações finais está disponível online na publicação especializada "The Lancet Oncology".

Nenhum comentário:

Postar um comentário