terça-feira, 29 de outubro de 2013

Os 10 Mandamentos de um Chef

1 - Mantenha sua faca bem afiada
Sua principal ferramenta é a faca. Cuide bem dela e faça de cada momento de afiá-la um ritual importante. Lembre-se que se ela falhar não é culpa dela, é sua culpa!
2 - Trabalhe com as melhores pessoas
Para ser um bom chef você não precisa trabalhar com os 20 "top chefs". Precisa apenas trabalhar com 3 ou 4 bons chefs. O melhor não é necessariamente o mais famoso. Fique atento neles para sua formação (massas, carnes, enologia, etc…).
3 - Mantenha tudo em ordem
Desde o armazenamento dos vegetais até o preparo do seu "mise-en-place", tudo deve ser identificado com nome do produto e data. Durante o trabalho você não ficará estressado.
4 - Compre com sabedoria
Um restaurante funciona da mesma maneira que a cozinha de uma casa. Não desperdice nada, caso contrário, seu investimento irá por água abaixo. Um grande chef respeita o valor culinário de cada ingrediente, desde uma trufa até um simples nabo.
5 - Aprenda sobre as safras dos ingredientes
Os sabores dos ingredientes são muito melhores durante suas safras e se potencializam quando preparados e temperados corretamente. Saber isso requer desenvolvimento do paladar e prática constantes.
6 - Domine o fogo
De 60 a 600 graus existe uma enorme faixa de temperatura para cozinhar os ingredientes. Um bom cozinheiro desenvolve um sexto sentido que indica quando seu produto está pronto. Aprenda a dominar o fogo, assim você poderá cozinhar mais fácil com as diferentes formas de empregá-lo.
7 - Aprenda o mundo da cozinha
Não perca a oportunidade de conhecer as diferentes cozinhas e faça isso enquanto jovem, antes de construir sua carreira. Vai ajudá-lo a ser um bom chef no futuro. Mesmo que você já tenha começado a trabalhar, use seu tempo livre para conhecer novos restaurantes, compre livros. Em outras palavras, aprofunde-se no mundo da gastronomia.
8 - Aprenda os clássicos
Não importa qual é a cozinha de sua preferêcia, os pratos clássicos abrangem todas as técnicas e ingredientes necessários para aperfeiçoar uma cozinha.
9 - Aceite as críticas
Como jovem cozinheiro você será muito criticado e avaliado pelos chefs mais experientes. É importante aprender com as críticas e se preparar para quando for um chef experiente. Finalmente, aprenda com as críticas do público. Afinal de contas é ele quem vai dizer no que você está bom ou ruim. É o que vai mantê-lo constantemente renovando e aperfeiçodo.
10 - Tenha um livro de receitas
Ninguém é capaz de lembrar de tudo que já cozinhou, mas com um livro de receitas e uma câmera, você poderá registrar as coisas mais importantes que ajudarão pelo resto da sua carreira. Guarde as receitas que pareceram interessantes de cada lugar por onde tenha trabalhado.

Escrito pelo chef francês Daniel BouludTrancrito e traduzido do site espanhol "A La Carta para Dos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário